www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Geografia
idade: 14 – 16

O verdadeiro tamanho do Brasil

Os mapas são projeções de uma esfera em duas dimensões e, naturalmente, distorcem o tamanho e as formas. Ao comparar o tamanho do Brasil ao da Groenlândia em um mapa e em um globo, seus alunos vão ver e entender claramente esse efeito.

Tópicos e objetivos

Os mapas bidimensionais são projeções que sempre distorcem distâncias, ângulos ou ambos.

Enquanto num mapa que representa o mundo esse efeito tem grande influência sobre o tamanho relativo e a forma dos continentes e países; em mapas que representam cidades, esse efeito é muito pequeno.

Globo
Mapa mundi
Fita métrica
Tarefa dos alunos

Medir a largura do Brasil e da Groenlândia primeiro em um mapa e, em seguida, em um globo.

1. O que você percebe?

2. O que isso significa na "leitura" de um mapa mundi ou de um mapa de uma cidade?

Conclusões

Em um mapa mundi a largura da Groenlândia e a do Brasil são muitoparecidas. Mas, se medimos em um globo, o Brasil é significativamente mais amplo do que a Gronelândia. Isto ocorre devido à distorção resultante da projeção de uma esfera em duas dimensões. Por outro lado, no caso de um mapa de uma cidade, mostra-se apenas uma pequena parte do globo, de modo que as distorções são insignificantes.