www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática
idade: 15 – 17

Cara ou coroa

No caso de uma mulher que dá à luz gêmeos fraternos, qual é a probabilidade de que eles sejam a) duas meninas, b) dois meninos ou c) um menino e uma menina?

Você pode pensar que a resposta é óbvia, mas surpreendentemente muitas pessoas cometem esse equívoco: uma vez que existem três resultados possíveis, cada um tem uma probabilidade de 1/3. Mesmo se você explicar que a terceira opção, na verdade, engloba dois resultados possíveis (menino + menina, menina + menino), as palavras por si só não vão realmente convencer a todos. Por outro lado, com uma breve experiência...

Tópicos e objetivos

Abordar um equívoco comum na percepção das probabilidades.

Moedas
Preparação

Discuta com seus alunos se é mais provável que uma mulher grávida de gêmeos fraternos, ou seja bebês de dois óvulos diferentes, tenha: a) duas meninas, b) dois meninos c) um menino e uma menina ou d) todas as três possibilidades são igualmente provavéis.

Se você notar que alguns alunos estão tendendo para a opção D, faça a turma realizar uma experiência com lançamentos de moedas. Prepare uma tabela no quadro para registrar os resultados dos alunos.

Tarefa dos alunos

Jogue duas moedas e informe se você tem duas caras, duas coroas ou uma cara e uma coroa.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

"Menino + menina" e "menina + menino" são o mesmo resultado?
› Para os pais sim, mas para calcular corretamente a probabilidade, eles precisam ser considerados como dois casos distintos.

Conclusões

Já que "coroa + cara" e "cara + coroa" são indistinguíveis, a combinação de cara e coroa ocorre cerca de duas vezes mais que "cara + cara" ou "coroa + coroa".