www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Química
idade: 12 – 16

A força invisível dentro de um balão

Existem muitas experiências elaboradas com bombas e outros equipamentos avançados que mostram a força da pressão do ar. Mas apenas algumas perguntas sobre uma experiência cotidiana como encher um balão pode deixar claro porque o ar exerce força sobre os objetos. Se o tempo permitir, você pode combinar este experimento com 'O peso do ar'.

Tópicos e objetivos

O ar exerce pressão.

O ar é formado por pequenas moléculas, partículas que têm massa e energia cinética.

Balões
Tarefa dos alunos

Peça a seus alunos para encher um balão e segurá-lo sem fazer o nó.

1. De onde vem a força que estica a borracha e mantém o balão expandido?

2. Se você soltar o balão, qual força o moverá?

Conclusões

Este experimento pode parecer banal, mas uma discussão detalhada irá ajudar seus alunos a obter uma compreensão melhor do que é o ar.

Ao inflar o balão, os alunos sentem que é necessário uma força para soprar o ar para dentro do balão. O ar exerce uma força na parede do balão esticando a borracha, até que se solte a boca do balão e o ar escape. De acordo com a terceira lei de Newton, a aceleração do balão significa que algo com massa e velocidade está indo na direção oposta. Esse "algo" são as moléculas de gás, partículas minúsculas que são muito pequenas para serem vistas, mas que têm massa e energia cinética. Essas moléculas estão se movimentando entre as paredes no interior do balão, e assim exercendo uma força que mantém as paredes separadas e o balão inflado.