www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 16 –18

Corrente de Foucault

As correntes de Foucault são muitas vezes demonstradas ao se retardar o movimento de um pêndulo metálico quando passa por um campo magnético. No caso de você ter tempo suficiente para experimentar com diferentes materiais, um pêndulo é uma boa escolha, pois permite comparar o tempo que leva para parar o movimento. No entanto, se você tiver pouco tempo e quiser que seus alunos façam o experimento sozinhos, é melhor inverter o movimento relativo e deixar um tubo de metal sem movimento desacelerar a queda de um ímã. Dessa forma você só precisa de tubos de cobre e ímãs.

Tópicos e objetivos

Alterar campos magnéticos induz correntes elétricas nos condutores.

Um ímã em movimento em relação a um condutor pode induzir circuitos fechados de corrente elétrica. Essas correntes, por sua vez, geram um campo magnético oposto que retarda o movimento.

Tubo de cobre (cerca de 1,5 m de comprimento, cerca de 13 milímetros de diâmetro interno)
Ímãs fortes
Preparação

Você pode usar um ímã especial como o ímã de neodímio ou adaptar um ímã Ciênsação combinando os dois ímãs de neodímio sob uma camada de plástico: devagar e COM MUITO CUIDADO coloque os dois ímãs de neodímio juntos (PERIGO! Estes ímãs são muito fortes e seu material é muito frágil. NUNCA deixe-os se encaixarem, pois eles podem quebar e as talas aceleradas pela colisão podem ferir alguém).

Tarefa dos alunos

Primeiramente, deixe cair o cilindro de aço por dentro de um tubo de cobre vertical, em seguida, repita com um ímã forte. Certifique-se de que o ímã não atinga um chão duro ou se encaixe num objeto ferromagnético!

1. Como você explica a diferença de velocidade na queda?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Toque no tubo com os ímãs: eles se atraem?
› Não, o cobre é diamagnético, não ferromagnético.

Enquanto o ímã cai por dentro do tubo, o campo magnético variável afeta os elétrons livres no cobre?
› Sim, eles experimentam uma força de Lorentz vertical, fazendo-os girar no tubo de cobre.

Esses elétrons em movimento circular geram um campo magnético neles mesmos?
› Sim, e se opõe ao campo do ímã caído.

Conclusões

Os ímãs levam mais tempo para cair através do tubo do que o cilindro de aço. Embora o cobre não seja ferromagnético, ele é um bom condutor de corrente elétrica. Os ímãs em queda induzem uma corrente elétrica (chamada de correntes de Foucault) que flui em torno do tubo circular, e gera ela mesma um formato circular, isto é, um campo magnético em forma de donuts. O campo magnético gerado pelas correntes de Foucault abaixo e acima dos ímãs em queda se opõe ao campo magnético do ímã, que conduz a uma força de repulsão abaixo do ímã e uma força atrativa sobre ele, o que em conjunto desacelera a queda livre.