www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 14 – 16

Conhecendo alguns sistemas de molas

Na Física e na Engenharia, as molas são frequentemente utilizadas como um sistema de modelo simples para fenômenos complexos. Elas são de grande ajuda, pois permitem ter uma noção prévia desses sistemas básicos.

Tópicos e objetivos

Experimentar e comparar a elasticidade de sistemas de molas em paralelo e em série.

A elasticidade de duas molas em série é menor do que a elasticidade de cada uma delas individualmente.

A elasticidade de duas molas em paralelo é maior do que a elasticidade de cada uma delas individualmente.

Tarefa dos alunos

Prenda uma mola entre dois lápis e estique-a por 5 cm. Em seguida, repita isso com duas ou mais molas, tanto em paralelo quanto em série.

1. Observe a força necessária para estender os diferentes sistemas de molas. O que você percebe quando compara os sistemas de molas nos dois casos?

2. Ordene os diferentes sistemas de acordo com a elasticidade deles.

Conclusões

Quanto mais molas em paralelo um sistema contêm, mais força é necessária para esticá-lo até o mesmo comprimento. Acontece o contrário com molas em série: quanto mais molas em série um sistema contêm, menos força é necessária para estendê-lo até o mesmo comprimento. Em comparação com uma única mola, as molas paralelas têm, portanto, uma elasticidade superior, enquanto molas em série agem como uma única e longa mola com elasticidade inferior.