www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 14 – 16

Deslizando

Um plano inclinado improvisado é tudo o que você precisa para compreender os conceitos básicos sobre atrito estático seco.

Tópicos e objetivos

O atrito seco depende das propriedades da superfície e da força que pressiona as superfícies conjuntamente, mas não da área de contato.

Projetar experimentos que permitam estudar diferentes fatores separadamente.

Livros
Diferentes objetos de teste
Preparação

Se os alunos não tiverem réguas para medir a inclinação, pode-se usar um pedaço de papel preso a outro livro para marcar a altura em que um objeto começa a deslizar.

Tarefa dos alunos

Coloque um objeto sobre um livro ou qualquer outro objeto firme de superfície plana. Então, lentamente levante uma borda do livro e meça com uma régua a partir de que ponto (o declive) os objetos começam a deslizar. Teste objetos diferentes em diferentes superfícies.

1. O que impede que os objetos deslizem imediatamente quando há uma pequena inclinação?

2. O que determina a força de atrito? Você consegue demonstrar isso com uma experiência?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Como você pode testar se as propriedades da superfície influenciam o atrito?
› Comparando os dois lados de um objeto com a mesma área, mas feitos de materiais diferentes. Alternativamente pode-se mudar uma superfície aplicando fita adesiva.

Como você prova a influência da área de contato?
› Comparando os dois lados de um objeto com propriedades de superfície idênticas, mas dimensões diferentes.

O atrito depende da área de contato?
› Não. Se a força é distribuída por uma área maior ou menor, não faz diferença para a força total que pressiona as superfícies conjuntamente.

A massa do objeto e, portanto, o peso fazem alguma diferença?
› Não neste experimento. Se empilharmos dois objetos, eles vão começar a deslizar no mesmo ângulo como um único objeto.

Então, isso significa que a força que pressiona as duas superfícies juntas não importa?
› Não. Quando o objeto é empurrado contra o livro, por exemplo com um dedo, ele desliza em um ângulo maior, ou até mesmo resiste.

Conclusões

A força de atrito seco depende das propriedades da superfície e da força normal que pressiona essas superfícies em conjunto. A área de contato, por outro lado, não tem nenhuma influência sobre o atrito (primeira lei de Amonton).

Curiosamente, a massa m não tem nenhuma influência sobre o ângulo no qual um objeto começa a deslizar. Esse ângulo é alcançado quando a força que aponta para baixo da inclinação é maior do que a força de atrito:

Fdescendente ≥ Fatrito
m g sin(α) ≥ µ m g cos(α)

Uma vez que ambas as forças dependem igualmente da massa, o ângulo αdeslizar apenas depende do coeficiente de atrito µ que os próprios alunos podem calcular, usando suas medidas – como µ = arctan(αdeslizar).

O mais importante dessa atividade simples é que os alunos aprendam a analisar diferentes fatores de forma independente. Para chegar a uma conclusão significativa, eles têm que encontrar maneiras de variar apenas um parâmetro por vez, mantendo todos os outros constantes.