www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 10 – 16

Uma bomba simples

Um canudo e um palito de dente podem se transformar em uma bomba d'agua com um simples toque!Depois de guardar tudo o que você quer manter seco, faça esta experiência divertida para introduzir o tema de forças centrífugas e o princípio por trás de muitas bombas.

Se você for hidrofóbico, pode tentar com a versão "seca" de este experimento: 'Levantamento centrífugo'

Tópicos e objetivos

Observar a força centrífuga em ação.

Compreender o princípio de funcionamento básico da maioria das bombas rotativas.

Canudos
Palitos de dente
Fita adesiva
Pratos de plástico
Água
Preparação

Distribua para cada grupo um canudo cortado em pedaços de cerca de 8cm de comprimento com um pequeno corte no meio, como mostrado na imagem. Entregue também um palito de dente, um pouco de fita adesiva e um prato de plástico. Afaste todos os objetos que você não quer molhar.

Tarefa dos alunos

Monte sua bomba, como mostrado na imagem. Em seguida, encha um prato com água e gire a bomba em torno do eixo do palito.

1. Explique como a sua bomba funciona.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

1. A água dentro do canudo sofre a ação de quais forças?
› Como deve acompanhar a rotação do palito de dente contra a sua própria inércia, a água sofre a ação de uma força centrífuga (horizontal) que a afasta do eixo de rotação.

2. Mas o que faz a água subir?
› O canudo age como uma rampa, redirecionando a força centrífuga.

Conclusões

A fim de seguir a rotação, a água dentro do canudo deve mudar de direção constantemente, enquanto a sua inércia faz com que ela se afaste do eixo de rotação tangencialmente. Isso causa uma força centrífuga que acelera a água para fora do eixo, faz com que ela suba pela rampa no interior do canudo e, finalmente e em um belo arco, saia para fora do canudo.