www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 12 – 16

De energia cinética para potencial

Um pêndulo é um bom exemplo de como a energia pode ser transformada de um tipo para outro: Como ele vai e vem, há uma transferência constante entre energia cinética e energia potencial gravitacional.

Tópicos e objetivos

Um pêndulo troca energia potencial por energia cinética e vice-versa, enquanto a energia total permanece a mesma.

No seu ponto mais alto, um pêndulo tem energia potencial, e em seu ponto mais baixo, energia cinética.

Fio
Peso (por exemplo, uma porca)
Tarefa dos alunos

Faça um pêndulo simples com um fio e uma porca como peso.

1. Qual tipo de energia faz um pêndulo oscilar?

2. Essa energia é constante?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Um pêndulo tem energia cinética?
› Sim. Você pode começar o movimento de um pêndulo se adicionar energia cinética, empurrando o peso para um lado.

Um pêndulo tem energia potencial?
› Sim. Você pode acelerar ou desacelerar um pêndulo abaixando ou levantando o eixo, e assim acrescentar ou retirar energia potencial.

Ele sempre tem essas duas formas de energia ao mesmo tempo?
› Não. No seu ponto mais alto ele não tem energia cinética. Poderiamos deter o movimento nesse ponto e deixar a sua energia cinética zerada, e soltá-lo a qualquer momento, sem que o pêndulo perca energia. No ponto mais baixo, no entanto, toda a energia potencial se transforma em energia cinética: quando para-se o pêndulo, ele perde toda a energia.

A energia total muda?
› Não. Embora o tipo de energia mude, a energia total permanece constante – com exceção de um pouco de atrito que finalmente detém a oscilação.

Conclusões

Um pêndulo não tem um único tipo de energia, mas troca energia cinética por energia potencial e vice-versa. Enquanto o sistema não é perturbado, a energia total permanece a mesma. É possível observar o efeito da adição ou supressão desses dois tipos de energia no sistema, levantando ou baixando-o durante o movimento (energia potencial), ou parando ou acelerando-o na posição mais baixa (energia cinética).