www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 16 – 18

Cortando o gelo

Pegue algumas moedas de tamanhos semelhantes, mas diferentes materiais, como cobre e aço, e tente empurrá-las dentro de um cubo de gelo. Você notará que as moedas de cobre são mais fáceis de pressionar no gelo – e ficam mais frias quando em contato com o gelo.

Tópicos e objetivos

Alguns metais conduzem calor melhor do que outros.

Cubos de gelo
Moedas de cobre e aço (aproximadamente do mesmo tamanho)
Prato de plástico
Tarefa dos alunos

Pressione moedas feitas de metais diferentes em linha reta em um cubo de gelo.

1. Você sente a diferença? Se sim, como você explica isso?

Conclusões

Existem duas diferenças principais a serem observadas: a facilidade com que as moedas "cortam" o gelo e o tempo que leva para sentir o frio nos dedos. Ambos os efeitos têm a mesma origem: diferenças na condutividade térmica.

As moedas absorvem o calor vindo dos dedos e o transferem para a superfície do gelo. O cobre transfere o calor cerca de 10 vezes mais rápido do que o aço. Portanto, as moedas de coloração avermelhada (geralmente de aço ou zinco coberta com cobre) esfriam mais rápidamente – e derretem o gelo mais rápido – do que as moedas de coloração prateada (geralmente feitas de aço inoxidável).