www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Química
idade: 8 – 12

Um copo com três lentes

Os índices de refração da água e do óleo são de 1,33 e 1,47, respectivamente. Isto pode parecer uma pequena diferença – até você ver com os seus próprios olhos o efeito que isso tem.

Aproveite esta ocasião para fazer seus alunos aplicarem o que sabem sobre lentes e aprenderem um truque útil para encontrar a distância focal.

Tópicos e objetivos

A distância focal de uma lente depende não só da sua forma, mas também do índice de refração do material do qual ela é feita.

Encontrar a distância focal de uma lente convergente.

Copos de plástico ou vidro (de preferência com paredes lisas)
Água
Óleo
Papel pautado ou quadriculado
Preparação

Atenção, não se esqueça de pensar em uma forma adequada de descarte do óleo após o experimento.

Tarefa dos alunos

Encha a metade do copo com água, em seguida adicione um pouco de óleo com cuidado, despejando-o lentamente ao longo de uma das paredes. Em seguida, olhe horizontalmente através do copo para um papel pautado ou quadrado.

1. Onde estão as três lentes, e qual é a mais forte?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O que você nota quando segura o papel perto do copo e em seguida o afasta?
› As linhas ficam distorcidas – ampliadas quando o papel está próximo, e reduzidas quando está mais longe.

Onde você vê essas distorções?
› Na água, no óleo e na parte superior do copo, que está preenchida com ar.

O que determina a "força" de cada lente?
› Quanto ela desvia os raios de luz, geralmente medidos como a distância focal.

Como você pode encontrar a distância focal dessas lentes?
› Já que focar a luz solar é difícil neste caso, é melhor utilizar uma outra propriedade das lentes convergentes: elas só invertem a imagem dos objetos que estão a uma distância maior do que a distância focal. Por exemplo, se você move a mão da esquerda para a direita atrás do copo, aparece como um movimento esquerda-direita antes do ponto focal e um movimento direita-esquerda depois dele. No ponto focal, a mão parece vir de ambos os lados simultaneamente.

Conclusões

É relativamente fácil perceber que o óleo e a água dentro do copo agem como lentes cilíndricas. Uma observação cuidadosa revela que parte do copo acima do óleo também distorce as linhas: uma vez que as paredes externa e interna do copo têm poucos raios diferentes, o copo em si é uma lente menisco fraca. A força dessas lentes pode ser julgada pelas distorções que causam. Olhar para a distância focal é certamente uma forma mais precisa, mas aqui ela serve principalmente como um pretexto para aprender um "truque" de como encontrar a distância focal.

Embora o óleo tenha uma densidade mais baixa do que a da água, ele tem um índice de refração mais elevado do que o da água e, portanto, é a lente mais forte das três. A lente formada apenas pelas paredes do copo, por outro lado, é tão fraca que a sua distância focal é difícil de determinar.