www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Biologia
idade: 9 – 90

Tum-ta-tchi-tum-ta!

baseado no trabalho de Elizabeth Newton, Stanford

A comunicação é uma habilidade difícil de dominar. A diferença entre a mensagem que achamos estar "enviando" e a mensagem que é "recebida" do outro lado pode ser engraçada, surpreendente ou desastrosa. Esse experimento tão simples explica um dos muitos motivos pelos quais a comunicação pode falhar.

Tópicos e objetivos

Para se comunicar realmente, é importante saber os conhecimentos que o receptor possui e como eles são diferentes dos próprios conhecimentos.

Dedos e orelhas
Preparação

Forme grupos de 4 a 6 alunos.

Tarefa dos alunos

Forme duas equipes no grupo. Uma equipe escolhe em segredo uma música ou uma melodia bem conhecida e marca o ritmo batucando com os dedos na mesa. A outra equipe tem que adivinhar qual é a música. Depois troquem os papeis.

1. Como pode ser tão difícil adivinhar a música da outra equipe e, após descobri-la, parece tão óbvia?

Conclusões

Nesse experimento os ouvintes apenas escutam uma frequência de batuques com os dedos. Os alunos da "equipe batuqueira" escutam os batuques junto com a música na cabeça. A maioria dos "batuqueiros" não estão cientes dessa variação de informação e acham difícil entender por que os ouvintes não reconhecem a melodia. De fato, para o batuqueiro é difícil imaginar a posição do ouvinte, pois ele não consegue "tirar" a música que está tocando na cabeça.

Os seres humanos têm a tendência a se comunicarem sem perceber que a sua mensagem está baseada em conhecimentos que o ouvinte não tem. Esse viés cognitivo é conhecido como "ilusão da transparência". Utilizar a perspectiva do ouvinte pode ser difícil, mas pode ajudar a melhorar consideravelmente os resultados da comunicação.

Experimentos relacionados