www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Biologia
idade: 7 – 10

Percepção de temperatura

Em poucos minutos, nossos sentidos adaptam-se ao ambiente. Eles são otimizados para nos avisar rapidamente sobre as mudanças de estímulos (de temperatura, de cor ou de sabor), em vez de nos dar uma medida em valor absoluto.

Tópicos e objetivos

Experimentar e compreender a adaptação dos nossos sentidos durante uma estimulação constante.

Diferenciar uma "medição" relativa de uma absoluta.

Nossos sentidos reagem muito mais às mudanças relativas do que aos valores absolutos.

Copos de plástico
Água quente
Água fria
Preparação

Prepare duas garrafas térmicas com água quente e água fria. Deixe também à disposição um balde para coletar o material após o experimento.

Tarefa dos alunos

Encha 3 copos com água: o primeiro com água bem quente, o segundo com água em temperatura ambiente e o terceiro com água fria. Mantenha por 2 minutos um dedo indicador na água fria e o outro dedo indicador na água quente. Em seguida, coloque os dois dedos na água que está a temperatura ambiente.

1. Você sente a água do copo do meio fria ou quente?

2. Como a sua percepção de temperatura é diferente da apresentada em um termômetro?

3. Você já percebeu um efeito semelhante com outros sentidos?

4. Por que você acha que nossos sentidos reagem assim?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Qual é a temperatura real da água do copo do meio?
› Temperatura ambiente.

A temperatura que você sente é absoluta ou relativa em relação ao ambiente anterior?
› É relativa.

A temperatura que um termômetro mede é absoluta ou relativa em relação ao ambiente anterior?
› É absoluta, independente do ambiente anterior.

Como os seus olhos reagem quando você entra em um quarto escuro?
› Depois de algum tempo eles se adaptam, de modo que as coisas ficam pouco a pouco mais fáceis de ver.

Na maioria das situações do dia a dia, você acha que é melhor saber a temperatura absoluta, a quantidade de luminosidade ou o tom de voz de alguém; ou é melhor detectar as mudanças e diferenças?
› Em muitos ambientes naturais é mais importante notar mudanças rapidamente.

Conclusões

Os seres humanos (e outros mamíferos) têm dois tipos de termorreceptores, um dispara em temperaturas decrescentes, o outro em temperaturas crescentes. Ambos mostram um efeito conhecido como adaptação, o que significa que a sua resposta a um estímulo constante diminui ao longo do tempo.

Ao mover o dedo da água fria para a água à temperatura ambiente, receptores de frio (que adaptaram o seu sinal de saída para a água fria) não disparam, enquanto os receptores quentes irão disparar intensamente. Como resultado, nosso cérebro recebe principalmente sinais "quentes" desse dedo. O efeito oposto ocorre se o dedo estivesse em água quente antes.

O importante desta experiência é que os estudantes descubram que os nossos sentidos reagem às mudanças e se adaptam rapidamente. Em contraste, a maioria dos dispositivos de medição técnica, tais como os termômetros, fornecem valores absolutos (por exemplo, em graus Celsius).

Experimentos relacionados