www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Biologia
idade: 9 – 15

Metal frio?

Por que mesmo estando na mesma temperatura, a lã aquece e os metais esfriam?

Tópicos e objetivos

Entender o impato da transferência de calor na nossa percepção de temperatura.

Moedas ou outros objetos metálicos
Papel ou lã.
Preparação

No início da lição, deixe que cada aluno coloque uma moeda sobre a mesa, de modo que adquira a temperatura ambiente.

Tarefa dos alunos

Por alguns segundos, segure um pedaço de papel (ou lã) contra a parte de trás da sua mão. Em seguida, repita isso com uma moeda no lugar do papel.

1. Por que a moeda esfria mais do que o papel?

Conclusões

Exceto em regiões muito quentes ou em dias quentes de verão, o corpo humano é mais quente do que o ambiente externo. Ao tocar um objeto de metal à temperatura ambiente, o metal vai rapidamente absorver o calor do corpo e tornar a pele mais fria. O papel ou a lã aquecem porque absorvem o calor do corpo a um ritmo mais lento. Pela mesma razão, o azujelo esfria mais do que o tapete.

Os materiais com uma condutividade térmica elevada, tais como os metais, não só absorvem o calor mais rapidamente, mas também o dissipam mais rapidamente para o ambiente. A lã, em contraste, evita a perda de calor do corpo por meio do vento. É por esta razão que ela é usada em roupas para proteger do frio.