www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química
idade: 13 – 16

Taxa de reação

Diversos fatores podem influenciar a velocidade de uma reação química. Os mais comuns são a concentração, a temperatura e a área de superfície exposta na reação. Para transformar essa lista de palavras em uma experiência de aprendizagem ativa, desafie seus alunos a mostrar como esses fatores influenciam o tempo que um comprimido efervescente precisa para ser dissolvido na água.

Tópicos e objetivos

A velocidade de reação depende (entre outros fatores) da temperatura, da concentração, da área de superfície e da agitação.

Projetar experimentos para estudar a influência de diferentes fatores separadamente.

Comprimidos efervecentes
Água
Copos de plástico
Preparação

Mostre aos seus alunos o que acontece quando você coloca um comprimido efervescente na água. Em seguida, desafie-os a encontrar experimentos que identifiquem claramente os fatores que influenciam o tempo que o comprimido precisa para ser ​​dissolvido.

Deixe os alunos realizarem o experimento uma única vez, em seguida, eles devem explicar como seu experimento irá fornecer provas úteis.

Aproveite esse tempo para preparar um pouco de água quente e fria em garrafas térmicas.

Tarefa dos alunos

1. Como você pode desenvolver experiências seguras e simples para mostrar quais são os fatores que influenciam a velocidade desta reação, e quais não influenciam?

2. Como esses fatores influenciam a velocidade de reação?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Como devemos planejar um experimento para obter uma resposta clara?
› Compare casos em que apenas um parâmetro relevante varia enquanto todos os outros permanecem iguais.

Conclusões

Exemplos de experiências adequadas:

Temperatura: prepare alguns copos com água quente e fria e compare o tempo que os comprimidos levam para ser dissolvidos.

Superfície: compare o que acontece se você coloca o comprimido inteiro na água ou se você tritura o comprimido e joga o pó (aumentando assim a sua superfície).

Concentração: coloque um comprimido em um copo com água suficiente apenas para cobri-lo e compare com a reação em um copo cheio de água.

Agitação: observe se o comprimido se dissolve mais rapidamente quando a solução é agitada.

Seus alunos podem chegar a muitas idéias sobre fatores potenciais (por exemplo iluminação, pressão, a forma do recipiente para a reação, etc...) e experimentos para testá-los. Mesmo que nem todas essas experiências sejam bem-sucedidas, elas ensinarão aos seus alunos como planejar, preparar, conduzir com segurança e interpretar criticamente as experiências.