www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química
idade: 15 – 17

Passas flutuantes

Experimentos de catálise típicos envolvem fogo ou reações bioquímicas complexas com enzimas. Se você está procurando ensinar esse conceito de uma maneira segura, prática e na velocidade certa para ser facilmente observado, é possível usar algumas uvas passas ou grãos de arroz em água com gás.

Tópicos e objetivos

Um catalisador facilita ou aumenta a velocidade de uma reação química sem se transformar em uma reação.

Copos plásticos
Água com gás
Uvas passas
Tarefa dos alunos

Coloque algumas uvas passas em um copo com água com gás.

1. O que faz as uvas passas flutuarem e afundarem?

2. Qual reação química acontece na superfície das uvas passas e qual o papel delas nesta reação?

3. A reação química alterou as uvas passas?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O que são esses pequenos pontos prateados que aparecem na uva passa quando ela cai na água?
› Pequenas bolhas de ar.

De onde o gás vem para que gere essa efervecência na água?
› Este é o CO2 que foi dissolvido na água e agora vai voltar para a fase gasosa.

Conclusões

Na água com gás, o dióxido de carbono (CO2) foi adicionado sob pressão e em baixas temperaturas para formar ácido carbônico (H2CO3):

CO2 + H2O ⇌ H2CO3

Quando a pressão é reduzida (por exemplo, abrindo a garrafa), ou a temperatura da água aumenta, o equilíbrio químico é alterado e o CO2 sobe formando pequenas bolhas de gás na superfície.

Quando as uvas passas são colocadas em água, pequenas bolhas de ar permanecem na "pele" delas. Essas bolhas de ar apoiam a formação de CO2: enquanto na água a maior parte do CO2 dissolve rapida e novamente, o CO2 em bolhas de ar é muito mais propenso a permanecer na fase gasosa. À medida que o gás se acumula nas bolhas da casca da uva passa, proporciona flutuabilidade para a passa. Algumas dessas bolhas vão para a superfície da água, reduzem a flutuação, e, por isso, as uvas passas afundam novamente.

Embora a uva passa não seja transformada pela reação química, facilita a reação com as pequenas bolhas de ar na sua casca. Assim, essa experiência pode ser considerada como uma ilustração do movimento lento de um catalisador.