www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 15 – 17

Quantas cores há no display?

Olhando um display com uma lupa descobriremos que todas as cores que vemos na tela são geradas por pequenas áreas que emitem luz vermelha, verde ou azul. Se você abrir o menu de síntese de adição de cores no seu dispositivo, sua lupa não só lhe permitirá ver a verdadeira natureza dos pixels "brancos", mas também revelará o funcionamento da síntese aditiva das cores e como diferentes cores se relacionam entre si.

Tópicos e objetivos

A maioria dos monitores gera cores por ajuste do brilho relativo de minúsculas áreas vermelhas, verdes e azuis.

Compreender o conceito de síntese aditiva de cores.

Computador, tablete ou celular
Aplicativo de síntese de cores
Lupa
Tarefa dos alunos

Abra um misturador de cores no seu computador (por exemplo Gimp), ou um aplicativo no tablete ou celular (por exemplo, RGB Color Mixer) e, segurando uma lupa perto da tela, examine as cores que você gera.

1. Quantas cores um display realmente emite?

2. Como é gerado o branco, preto ou marrom?

3. Você consegue descobrir como o ciano está relacionado com o vermelho; o amarelo com o azul; e o magenta com o verde?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Por que, em condições normais, você não vê listras vermelhas, verdes e azuis na tela?
› Elas são tão pequenas que só podemos ver a soma da luz que elas emitem como uma área de tom homogêneo.

Como uma tela nos faz acreditar que vemos "milhões" de cores quando na verdade são emitidas apenas três?
› A maioria dos seres humanos tem apenas três tipos de receptores de cor, os chamados cones, que correspondem às três cores emitidas pelo monitor. Nosso cérebro constrói todas as outras cores com base nos sinais relativos que esses receptores enviam, da mesma forma que uma tela gera essas cores ajustando o brilho relativo das áreas vermelhas, verdes e azuis.

Conclusões

Se olhamos uma tela usando uma lupa, podemos ver que cada um dos pixels é composto por uma área vermelha, verde e azul. Estas cores correspondem aos 3 tipos de receptores sensíveis às cores no olho humano. Uma vez que o olho não consegue separar os pixels (sem uma lupa), o que nossos olhos percebem é uma mistura de sinais dando a impressão da cor que acreditamos "ver".

O software permite que os alunos controlem a intensidade das 3 manchas coloridas em cada pixel e, portanto, misturem milhões de cores. Ao fazer isso, eles perceberão que o ciano é na verdade branco (ou todas as cores) sem vermelho; o amarelo é branco sem azul; e o magenta é branco sem verde. Esses pares são chamados de "cores complementares" e desempenham um papel importante na indústria de impressão: uma vez que o papel não emite luz por si mesmo, as cores têm de ser geradas pela absorção. A quantidade de ciano impresso em papel controla quanto do vermelho é absorvido na luz branca, e o quanto disso é refletido e atinge o olho. A impressão magenta absorve o verde, e a tinta amarela absorve a azul.