www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Biologia
idade: 12 – 16

Relações de cores

Como se relaciona o vermelho com o ciano? E o azul com o amarelo? De fato, são cores complementares... mas, o que isso significa?

Esse simples experimento transforma a abstrata teoria das cores em um enigma tangível de filtros de cores, que desafiará o pensamento analítico dos alunos.

Tópicos e objetivos

Encontrar a relação que existe entre as cores complementares.

Juntar várias observações para obter uma conclusão baseada em evidências.

Preparação

Distribua para cada grupo filtros de cores vermelho, verde, azul, ciano, magenta e amarelo.

Em poucos minutos, os alunos terão observado todas as combinações dos filtros possíveis. Pode levar mais um pouco de tempo até que eles descubram o que um filtro realmente faz e resolvam o enigma de como se relacionam os pares de cores. Esse processo de juntar diferentes observações para obter uma conclusão baseada em evidências ajudará a estimular as habilidades analíticas dos alunos. Por isso, você deve ser paciente e ter cuidado para não revelar a solução antes de tempo.

Tarefa dos alunos

Pegue os 6 filtros de cores e olhe através de cada combinação de dois filtros. Anote as observações numa tabela.

1. Quais diferenças você percebe entre os filtros da cor vermelha, verde e azul comparados com os filtros ciano, magenta e amarelo?

2. Como se relaciona o vermelho com o ciano, o verde com o magenta e o azul com o amarelo?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Quantas combinações você consegue observar?
› Há somente 15 cominações possíveis, pois não há diferença se um filtro está na frente do outro.

O filtro de cor "acrescenta" algo à luz ou ele tira alguma coisa?
› Depois de atravessar um filtro ou uma combinação de filtros, a luz nunca é mail brilhante, mas sim é mais escura do que antes. Portanto, os filtros tiram alguma coisa da luz.

Por que o resultado é sempre verde quando você combina os filtros ciano, amarelo e verde?
› Todas essas combinações de filtros permitem passar apenas luz verde. Isso quer dizer que cada filtro permite que passe a luz verde e, assim, o amarelo e o ciano são luz verde mais outra coisa.

Por que o resultado é sempre azul quando você combina os filtros ciano, magenta e azul?
› Todas essas combinações de filtros permitem passar apenas luz azul. Com base na resposta anterior, podemos concluir que o filtro ciano permite passar luz verde e azul.

Por que combinando ciano e vermelho você vê preto?
› O filtro ciano tira a luz vermelha (a absorve) e o filtro vermelho permite passar apenas luz vermelha. Portanto, a luz não pode passar através de ambos os filtros.

Conclusões

A luz branca consiste em todas as cores, aliás, na radiação de todos os comprimentos de onda visíveis. Os filtros de cores absorvem alguns comprimentos de onda mais do que outros, por isso nós vemos a luz que os atravessa de cores. Enquanto o filtro vermelho, por exemplo, permite passar apenas a luz vermelha – ou seja, comprimentos de onda mais curtos que nós vemos vermelhos –, o filtro ciano permite passar todas as cores (comprimentos de onda) exceto o vermelho. Logo, a combinação dos filtros vermelho e ciano absorve toda a luz e vemos preto. O filtro amarelo permite passar todas as cores menos azul, e o filtro magenta, todas as cores menos verde. Esses pares de cores se chamam cores complementares.

O que os filtros ciano e amarelo têm em comum é que permitem passar a luz verde, enquanto a luz vermelha é absorvida por um filtro ciano e a luz azul por um filtro amarelo. Por isso, quando combinados, vemos verde.