www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

Encontre a imagem no espelho

Onde está a imagem no espelho? Alguns de seus alunos provavelmente acreditam que é na superfície do espelho. Esta experiência leva apenas alguns segundos, mas deixa evidente que a imagem vista no espelho está por trás, e não na superfície reflexiva.

Tópicos e objetivos

A imagem virtual que vemos em um espelho realmente está por trás dele.

Tarefa dos alunos

Olhe para um espelho a cerca de 10 cm do seu rosto. Em seguida, segure um papel (com algo escrito ou desenhado) um pouco acima do espelho.

1. Se você mover o papel para a frente e para trás, a que distância você pode ver tanto a sua imagem no espelho quanto a do papel no foco?

2. Você sabe explicar por que isso acontece?

Conclusões

Se se observam uns aos outros, seus alunos vão rapidamente notar que eles seguram o papel a cerca de duas vezes a distância do espelho.

Os alunos podem utilizar diferentes abordagens para explicar por que isto acontece. Alguns podem explicar que a luz tem de viajar a partir do rosto para o espelho e para trás, enquanto a luz do papel somente vai para um lado. Outros podem usar uma argumentação geométrica e certos alunos podem ilustrar a formação de uma imagem virtual com um diagrama de óptica de raios. Ajude os alunos a ver o que eles podem aprender com cada uma das abordagens apresentadas.