www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

Olhando para a eternidade

Os espelhos normais (com revestimento metálico) refletem apenas cerca de 90% da luz e absorvem o resto. Ao refletir a luz várias vezes entre dois espelhos, esse efeito torna-se claramente visível – e seus alunos vão se divertir bastante ao olhar para a "eternidade".

Tópicos e objetivos

Os espelhos normais refletem apenas uma parte da luz incidente.

Tarefa dos alunos

Aproxime do seu nariz a parte traseira de um espelho. Em seguida, mire a imagem desse espelho no reflexo de um segundo espelho que você deve segurar a cerca de 10 cm do seu nariz. Alinhando esses espelhos quase em paralelo, você verá várias reflexões.

1. Por que o fim do "túnel" que você vê nos espelhos parece escuro?

Conclusões

Em cada reflexão, a luz que passa de um espelho para outro perde cerca de 10% de sua energia. Quanto mais longe ficar a imagem no "túnel", mais reflexões ela teve, e mais escuro fica.

Para aonde vai a energia absorvida? Em espelhos normais, os elétrons na superfície metálica podem mover-se de forma relativamente livre e oscilam com o campo elétrico da luz incidente. No entanto, em raras ocasiões em que os elétrons ficam no caminho uns dos outros, uma parte dessa energia é absorvida e transformada em calor.