www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática Jogo
idade: 8 – 16

Fatoração

A segurança da Internet depende em grande medida dos algoritmos criptográfos que se baseiam na dificuldade de fatorar números muito grandes (por exemplo, o método de criptografia RSA). Por outro lado, fatorar números menores pode ser divertido e pode ajudar seus alunos mais ávidos a aprimorarem suas habilidades em multiplicação.

Tópicos e objetivos

Exercitar a aritmética mental.

Fomentar o pensamento analítico.

Tarefa dos alunos

Regras:

1. Sem deixar o outro jogador ver, o jogador nº1 lança 3 dados.

2. O jogador nº1 diz para o jogador nº2 o produto da multiplicação dos três números que saíram nos dados.

3. Se o jogador nº2 adivinhar corretamente os números dos dados ou se o jogador nº1 der o produto incorreto, o jogador nº2 ganha; caso contrário, quem ganha é o jogador nº1.

Para alunos avançados: Você provavelmente já percebeu que muitas vezes, multiplicando números diferentes, obtemos o mesmo produto. Qual(quais) número(s) você deve excluir do jogo para evitar ambiguidades?

Conclusões

A maioria dos alunos vai perceber rapidamente que nem todos os resultados podem ser inequivocamente fatorados. Isso adiciona um elemento de sorte ao jogo e ensina a importante lição de que nem todas as funções são injetivas, mas que, com algumas operações – como uma simples multiplicação – a informação está perdida.

Para evitar ambiguidades, é preciso excluir, pelo menos, dois números: o número 1 e qualquer um dos números 2, 3, 4 ou 6. A seguir, alguns exemplos de ambiguidades:

1 · 2 · 3 = 1 · 1 · 6 = 6

1 · 2 · 4 = 2 · 2 · 2 = 8

2 · 3 · 4 = 2 · 2 · 6 = 24

3 · 3 · 4 = 2 · 3 · 6 = 36