www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática Jogo
idade: 10 – 13

Frações líquidas

Esta é uma maneira simples, mas inesquecível de ensinar frações com 3 copos e um pouco de água.

Tópicos e objetivos

Compreender as frações.

Relacionar conceitos matemáticos a problemas do mundo real.

Copos
Água
Corante alimentar (opcional)
Preparação

Coloque na frente de cada grupo de alunos 3 copos de plástico idênticos e preencha um deles até um ponto específico. Em seguida, deixe-os fazer as tarefas.

Tenha consigo um copo ou um cilindro de medição com uma marca no nível de 1/6 e 3/4 do volume de água que você preencheu os copos dos alunos. Quando um grupo de alunos acreditar que resolveu o "enigma", dê-lhes seu copo (ou cilindro) de referência para verificar se eles realmente mediram 1/6 e 3/4, respectivamente.

Tarefa dos alunos

Você só pode transferir a água entre os três copos.

1. Obtenha 1/6 do volume original de água em um copo.

2. Obtenha 3/4 do volume original de água em um copo.

3. Obtenha 1/5 do volume original de água em um copo.

Conclusões

Distribuir a água uniformemente em três copos deixa cada copo com 1/3 de água. Ao esvaziar um copo em outro e dividir 1/3 igualmente nos dois copos restantes, você fica com dois copos contendo 1/6 do volume original.

Dividir a água igualmente entre dois copos e, em seguida, dividir a água de um dos copos no terceiro copo, ainda vazio, irá produzir dois copos com um 1/4 e um copo de 1/2 do volume original. Para chegar a 3/4, despeje um dos copos com 1/4 no copo com 1/2.

Para medir com o mesmo método 1/5 do volume, são necessários, pelo menos, 5 copos. Não é possível fazer isso com três copos, uma vez que só é possível fazer divisões por dois ou três. Embora seus alunos possam achar que é uma "bobeira", você pode lembrar esta experiência quando for abordar os denominadores comuns.

O objetivo desta experiência é associar a noção abstrata de frações e suas operações a uma experiência física. Por conseguinte, é importante fazer esta relação explícita na discussão que se segue ao experimento, por exemplo desenhando na lousa os copos com seus respectivos níveis de preenchimento e as frações e operações (divisão, soma) correspondentes.