www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática Jogo
idade: 7 – 16

Aritmágica

Este é um jogo de dados simples para praticar a aritmética mental e que pode ser usado se você tiver que, por exemplo, dar uma aula de substituição.

Tópicos e objetivos

Exercitar a aritmética mental.

Preparação

Peça a seus alunos para formar duplas e depois, crie grupos com três duplas. Dê para cada grupo 5 dados. Em seguida, escolha um número aleatório entre 1 e 50 como número a ser encontrado e deixe seus alunos jogar uma partida.

Durante a partida, duas duplas competem no sentido de obter o resultado mais próximo do número escolhido. As duplas devem discutir em voz baixa, e verificar cuidadosamente a aritmética uns dos outros. Repita o jogo quantas vezes quiser.

Tarefa dos alunos

Regras do jogo de Aritmágica:

1. O professor seleciona um número aleatório entre 1 e 50 a ser encontrado pelos alunos.

2. Em cada grupo, uma dupla assume o papel de crupiê. Esta dupla joga os 5 dados para as outras duplas, controla o tempo (um minuto) e não deixa ninguém tapacear.

3. Durante a partida, as duas duplas tentam combinar todos os números que saíram nos dados e em qualquer ordem usando as operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação, divisão) para chegar o mais próximo do número escolhido.

4. Se o cálculo de uma dupla é correto, ela ganha em pontos a diferença absoluta do resultado do número encontrado. Em caso de erro no cálculo, ou se ela não conseguir chegar a um resultado, a dupla ganha metade do número em pontos.

5. Em seguida, a próxima dupla assume o papel de crupiê e os passos 2-5 são repetidos até que todas as duplas tenham sido crupiê e tenham jogado duas partidas.

6. Cada dupla conta seus pontos. A dupla com o menor número de pontos ganha.

Conclusões

Este é um jogo que parece simples, mas que pode tornar-se bastante desafiador e complexo à medida que você for adicionando dados.

Como exemplo, suponha que o número escolhido seja 31 e os números que saíram nos dados foram 4, 6, 3, 1 e 3. Duas opções são possíveis:

(4 + 1) · 6 + 3 - 3 = 30 ➥ 31-30 = 1 ponto

3 · 3 · 4 - 6 + 1 = 31 ➥ 0 pontos

Você pode facilmente simplificar o jogo para os alunos mais novos, usando menos dados e escolhendo um número menor (por exemplo, para evitar a multiplicação e a divisão), ou torná-lo mais desafiador, adicionando dados.