www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 12 – 16

Duas moedas em queda

Ser mais rápido nem sempre significa chegar em primeiro lugar.

Tópicos e objetivos

Observar o princípio da superposição de velocidades.

Reforçar que a velocidade é uma grandeza vetorial, possuindo módulo (rapidez) e direção.

Régua
Moedas
Mesa
Tarefa dos alunos

Sobre a borda de uma mesa, coloque uma moeda em cima de uma régua e uma segunda moeda próxima à régua, como mostrado na imagem. Quando você tocar levemente a régua, a primeira moeda deve cair no chão e a segunda vai pular para fora da mesa.

1. Qual das duas moedas cai no chão primeiro? Ouça!

2. Qual moeda é mais rápida?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

A velocidade horizontal exerce alguma influência sobre a velocidade de queda?
› Não, é por isso que elas atingem o chão ao mesmo tempo.

Conclusões

Seus alunos vão ouvir as duas moedas batendo no chão ao mesmo tempo. Embora o toque na régua tenha dado a uma das moedas uma velocidade horizontal adicional, isso não altera a aceleração vertical que as duas moedas experimentam devido à gravidade. No entanto, a moeda que pulou para fora da mesa tem uma velocidade total maior – percorreu uma distância maior no mesmo período de tempo – por isso ela é a mais rápida.

Dependendo do seu programa de curso, você poderia discutir o quadro de referência para esta experiência e desenhar uma decomposição do vetor das velocidades. Outra opção é mencionar a importância de tratar a velocidade como uma grandeza vetorial, possuindo módulo (rapidez) e direção.