www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Biologia Física
idade: 15 – 17

Anáglifos – profundidades em cores

Além de produzir um efeito 3D fascinante, os anáglifos oferecem a possibilidade de conhecermos a forma em que o cérebro processa as cores e cria uma «imagem» do mundo à nossa volta.

Tópicos e objetivos

Quando o cérebro mistura as imagens do olho esquerdo e do olho direito, também combina as informações sobre a cor recebidas dos dois olhos.

Filtros da cor vermelha e ciano, podem ser óculos vermelho/ciano
Anáglifos projetados em uma tela ou impressos, podem ser as imagens acima em alta resolução: Lion, Fountain
Preparação

Imprima imagens de anáglifos ou encontre a forma de projetá-las em um bom tamanho para que todos os alunos possam enxergá-las.

Tarefa dos alunos

Olhe para as imagens com um filtro vermelho na frente do olho esquerdo e um filtro ciano na frente do olho direito.

1. Por que você consegue ver outras cores na imagem além de vermelho e ciano, como verde e branco, por exemplo?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O que você percebe quando você olha na direção de um objeto verde e azul através do filtro ciano?
› O filtro ciano permite passar a luz de ambas as cores.

Através de qual filtro você consegue ver a cor branca?
› Nenhum.

Então, por que você consegue ver a cor branca quando você olha através de ambos os filtros (um na frente de cada olho)?
› O cérebro mistura as informações dos dois olhos para chegar à conclusão de que um objeto é branco.

Conclusões

Os anáglifos produzem um efeito 3D ao codificarem a imagem do olho esquerdo em vermelho e a imagem do olho direito em todas as cores exceto vermelho. Olhando através de um filtro vermelho na frente do olho esquerdo e um filtro ciano na frente do olho direito, cada olho consegue "ver" apenas a imagem que lhe corresponde. Enquanto o filtro vermelho permite passar apenas a luz vermelha, o filtro ciano não permite passar a cor vermelha e permite passar todas as demais cores. Assim, um observador pode diferenciar, por exemplo, a cor verde e azul através do filtro ciano, porém com o filtro vermelho vê essas cores escuras.

Quando o córtex visual do cérebro mistura as informações do olho esquerdo e do olho direito em uma só imagem, ele não apenas combina as duas perspectivas em uma perspectiva tridimensional, também mistura as informações sobre a cor recebidas dos dois olhos. Conseguimos ver a cor branca quando os três receptores de cores (vermelho, verde e azul) estão estimulados. Como esse experimento mostra, isso também funciona se os receptores estão colocados em olhos diferentes e se o cérebro decide que se referem ao mesmo objeto. Porém, esse branco não é perfeito e às vezes tem um matiz ciano. Contudo, o cérebro reconhece quais objetos devem ser brancos, adapta a recepção da cor e, dessa forma, o matiz ciano tende a desaparecer com o tempo.

Se você observar a imagem de teste acima (aquela que tem o texto) com um filtro vermelho e ciano na frente dos olhos, provavelmente você vai perceber que a palavra "red" às vezes é visível e às vezes não. Esse fenômeno é conhecido como rivalidade retiniana ou binocular e ele é causado porque o cérebro não consegue juntar as informações dos dois olhos numa só imagem.