www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

A Lei da Reflexão

Deixe seus alunos descobrirem a lei da reflexão. Claro que você poderia ensiná-los esta lei, usando uma única frase. Mas se fizesse isso, você perderia uma boa oportunidade! Precisamente porque ela é tão simples e eles vão descobrir isso em poucos minutos e aprimorar suas habilidades científicas.

Tópicos e objetivos

O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

Encontrar uma "lei" natural no processo de experimentação, raciocinar e formular enunciados científicos concisos.

Impressão de folha-tarefa
Espelho
Lampada (ou fonte de luz similar)
Tesouras
Preparação

Imprima uma folha-tarefa para cada grupo e distribua para eles, juntamente com lanternas e espelhos.

Tarefa dos alunos

Dobre a folha-tarefa e corte uma fenda na linha branca marcada na parte preta. Em seguida, com a lanterna ilumine através da fenda ao longo da linha que aponta para o centro do círculo. Segure um espelho no centro, com sua superfície reflexiva voltada para a fenda e comece a girar no sentido horário.

1. Descreva em poucas palavras como prever a direção em que o espelho refletirá a luz.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O que você precisa saber a fim de prever a direção que a luz refletida tomará?
› Sob qual ângulo a luz bate no espelho.

Quais ângulos as escalas angulares mostram?
› O da esquerda mostra a rotação do espelho, enquanto o da direita mostra o ângulo entre a luz de entrada (o raio incidente) e a luz refletida.

Existe uma maneira melhor para definir os ângulos, de modo que a sua formulação seja mais concisa?
› Pode-se definir os ângulos em relação ao plano do espelho ou da sua normal.

Conclusões

Se o espelho estiver ligeiramente inclinado para a frente, a luz refletida pode ser vista na escala angular. Seus alunos vão encontrar rapidamente uma relação entre o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão. Se eles disserem "é sempre o dobro", você pode fazer a segunda pergunta que está em "Perguntas orientadoras" acima.

Vale à pena insistir em uma formulação precisa dessa relação – que poderia muito bem ser diferente do padrão "o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão". Quando isso for alcançado, anuncie a seus alunos que eles acabam de descobrir uma lei científica da mesma maneira que os ciêntistas profissionais fazem.